sábado, 5 de dezembro de 2009

Atividade 2.6 - Compartilhando expriências vivenciadas


Logo após a pesquisa na internet, na qual os alunos a princípio estranharam um pouco, pois desconheciam esta forma de trabalho, mas tudo correu bem,a atividade foi desenvolvida a contento do professore e alunos,o trabalhos foram encerrados com panfletagens e concientizaão da comunidade local.

sábado, 17 de outubro de 2009

Atividade-7

Tema : Confecção de brinquedo com materiais recicláveis para doação de sala de aula integral de creches

Conteúdos curriculares : A importância da reciclagem; Medidas;

Numero de alunos : 42 alunos

Números de professores : 01 professores ( direto ) e 05 professores indiretamente;

Tecnologia e mídia : Laboratório de informática, biblioteca; revista;pesquisa com pessoas mais velhas sobres brinquedo antigos; maquina digital;

Duração : 2 meses e meio

Atitude dos alunos : companheirismo, dedicação, participação, envolvimento, atitude social, visão de problemas sociais;


Analise
Esta oficina foi desenvolvida no segundo trimestre.A princípio com objetivo de tratar a questão de reciclagem,como reutilizar materiais, diminuição de lixo, problemas ambientais,o meio ambiente, mas com o desenvolver das atividades, também utilizamos a precisão de medidas para a confecção dos brinquedos, discutimos ainda uma questão social.
Os alunos são adultos que estão tentando recuperar o tempo que ficaram longe da escola e nessas condições, trabalham o dia inteiro e estudam a noite, e seu filhos ficam o dia inteiro na creche, então decidimos não só tratar essa oficina como uma questão ambiental mas também uma questão social, doando esses brinquedos paras as creches onde seus filhos estudam.
Esta oficina resultou num envolvimento, dedicação e preocupação por essa questão social. Os alunos começaram a ver a necessidade do estudo, passaram a valorizam os desafios que passam para recuperar o tempo ´´ perdido ``.
Esta oficina se multiplicou e os alunos continuam a desenvolve-la com outra professora.

Atividade-5

Fonte: Portal do Professor

Plano de Aula: Tomando Banho com a Física

Área do conhecimento: Física

Autor e co-autores : José Eduardo martins

Estrutura Curricular: Ensino médio

Tema : Calor, ambiente e usos de energia

Síntese : Esta é uma atividade muito interessante, mas antes de qualquer atividade em laboratório de informática devemos aplicar os conceitos prévio sobre atividade a ser trabalhada e cálculos a ser realizados, pois caso contrário os alunos irão tentar chegar no resultado final por tentativas e não pelo calculo realizado, utilizando as fórmulas ou regras. Alguns aluno podem chegar ao resultado pela lógica, mas essa explanação é fundamental.
Esta é uma aula agradável que pode incentiva em fazer relação do conteúdo com a prática do dia a dia, desperta a curiosidade e dando apoio aos cálculos a sere realizados, e o quanto são importantes para conclusão da atividade proposta.

Atividade-2

As novas tecnologias que chegam em nossas escolas sempre são bem vindas, pois são ferramentas que auxiliam e diversificam nosso trabalho como educador, exigindo que atualizemos diante das inovações, estando preparados para mudança de nossa prática pedagógica, usando toda tecnologia disponível para proporcionar condições de nossos alunos ampliar e construir conhecimento, lembrando que os mesmo devem querer e estar predisposto a receber essas inovações. Enquanto educadora as tecnologias que tenho acesso se tornaram indispensáveis em minhas aulas, ao preparar, realizando pesquisa a utilização dos mesmos. As vezes esbarro em algo que não sei como utilizar, mas nada melhor do que perguntar a que sabe, as vezes me assusto e me irrito por não conseguir e tenho vontade de desistir mas respiro fundo e vamos embora que as vida continua e eu não quero ser atropelada. Já para o alunos variam de acordo com a idade, os jovem acham desafiadores um a pesquisa na internet e rapidamente querer pesquisar algo que lhes agrade, já os alunos adultos muitas vezes nunca tiveram acesso a um computador e sentem medo te tocá-lo e realizar uma pesquisa digitar um texto se uma grande surpresa, e a maneira que nos enquanto educadores vamos lidar nesta situação exige que nos estejamos preparados a lidar e ter paciência e entender os níveis de aprendizagem de cada um, e encantarmos com deslumbramento de um aluno que aprendeu a ligar um computador.Fala sobre tecnologia nos dia de hoje nos vem a mente apenas o computador, mas e nossas escolas existem outras tecnologias que devemos fazer uso, muitas já estão ultrapassadas , no caso do vídeo cassete que foi substituído por aparelho DVD, dentre essas inovações tecnológicas, muitos alunos nem se que teve acesso, e hoje já está ultrapassado.Como trabalhar esse conceitos tecnológicos hoje , amanhã e sempre será um desafio, e nos enquanto educadores deves viver constantemente correndo contra o tempo.

1) QUem sou?

Quem sou como Professor e Aprendiz


Hoje professor não é apenas aquele que ensina ou transmissor de conhecimento somos incentivadores e orientadores na busca de informações que sirvam de base para a elaboração e construção de conhecimento.

Segundo divisões da física, o conhecimento é pura dinâmica, ou seja, vive em constante movimento, não está pronto e acabado ficando parado no tempo, estático.

Diante de dúvidas que surgem durante as aulas por nossos alunos, exige de nos professores que estejamos constantemente em busca de informações , seja pesquisando em livros, revistas, jornais, recortes, noticiários, vídeos ou internet, fazendo trocas de experiência com nossos colegas de trabalho ou adotando novos métodos de ensino, isso faz com que aprendamos com nossos alunos.

Aprendemos e ensinamos ao longo da vida, mas aplicar novos saberes e, principalmente saberes tecnológicos ainda não é tão simples, por esse motivo estamos indo em busca de aperfeiçoar nossas competências e habilidades. Devemos propor mudanças, mas nem sempre estamos preparados para elas, as vezes assusta, mas o resultado nos surpreende e segue mais uma lei da física, terceira Lei de Newton, para toda ação existe uma reação, de mesma intensidade, porém em sentidos contrários..

Aprendi que essa profissão tem que ser amor pois só essa palavra explica a nossa entrega e dedicação ao próximo, não esperamos riqueza ou status, mas ser reconhecida pelo trabalho que realizamos já é um premio.

Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa meu caminho ( Sl 18, 32 ) sou professor aprendiz, com tombos e ralados mas sempre de pé.


Professora Maria do Carmo dos Santos